Ensaio Brinell (parte 3)
A dureza Brinell deve ser seguida pelo símbolo HB, sem qualquer sufixo, mas isto apenas quando se tratar de um ensaio padronizado, com aplicação de carga pelo período de 15 segundos. Caso ensaio não seja feito dessa forma devera o mesmo ser identificado por sufixos, estes serão colocados na seguinte ordem:
Diâmetro da Esfera, Carga e Tempo da aplicação da Carga
veja uma imagem para ajudar a memorizar:
Exemplo:
85HB 10/1000/30
- significa que foi encontrado 85HB de Dureza;
- foi utilizado uma esfera de 10mm de diâmetro;
- foi aplicada uma carga de 1000kgf;
- o tempo de aplicação foi de 30 segundos;
*****
* o tempo de aplicação da carga varia de 15 a 60 segundos dependendo do material;
O Ensaio Brinell não pode ser realizado em superfícies cilíndricas com raio de curvatura menor que 5x o tamanho da esfera.
Ou seja uma esfera de 10mm só poderia fazer um ensaio em uma superfície cilíndrica com raio de curvatura maior que 50mm.
Caso isto ocorra, assim como mostrado na figura a cima, se corre o risco de ocorrer um escoamento lateral no material e a dureza medida seria diferente da dureza real.
Um outro problema que pode ocorrer na medição de materiais pelo método de ensaio Brinell é que caso a peça a ser medida não seja homogenia a esfera pode pegar apenas uma fase do material, dando um resultado de dureza que não corresponde a toda a peça, isto tem maiores possibilidades de ocorrer quando a esfera utilizada é menor que 10mm de diâmetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário