Pesquisar:

sábado, 17 de novembro de 2012

Ensaios de Dureza


Um ensaio de Dureza pode ser ou não considerado um ensaio não destrutivo, isto é, dependera de a peça que passar pelo ensaio ainda poder ser utilizada sem ter comprometido suas características.




Ensaio Brinell (parte 1)


O Ensaio Brinell tem este nome devido a seu criador que o divulgou no ano de 1900, este ensaio é executado através da compressão de uma esfera de aço temperado, a compressão da esfera deve ocorrer sobre uma superfície plana e o metal a ser ensaiado deve estar limpo.
A compressão acontece durante um determinado tempo, isto gera uma marca esférica na peça.
A relação entre a área da marca que fica sobre a peça e uma força "F" aplicada da o valor da dureza da peça segundo o Ensaio Brinell.
veja um desenho para melhor compreensão:




A unidade do  resultado do ensaio Brinell é a kgf/mm², o correto seria a utilização dessa unidade antes das letras HB, no entanto na prática é apenas utilizado o HB.

O ensaio padrão do Brinell é realizado com uma esfera de 3000kgf e uma esfera de 10mm de diâmetro, a esfera deve ser de aço temperado.
No entanto se utilizando cargas diferentes é possível chegar a mesmo valor de dureza, isto respeitando-se a formulá e condições de materiais que será vista na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário